BLOG

Veja nossas últimas notícias

Diferenças entre ter uma loja virtual e um e-commerce

Diferenças entre ter uma loja virtual e um e-commerce

Descubra qual dos modelos é ideal para fazer seu negócio decolar em 2025

As vendas online aumentam a cada ano e empreendedores de diferentes tipos de negócios estão aproveitando as oportunidades da Internet para ampliar o faturamento. Lojas virtuais e e-commerce ganham cada vez mais espaço. Afinal, o comércio eletrônico registrou, em 2023, um aumento de 4,8% nas vendas em comparação a 2022, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Desde 2016 esse tipo de venda mais que quintuplicou o faturamento total.
O mundo digital oferece oportunidades, mas é preciso saber como usufruir de cada uma, começando pela compreensão correta de cada ambiente e ferramenta. Você sabe quais são as diferenças entre ter uma loja virtual e um e-commerce? Comece 2025 com as informações necessárias para alcançar suas metas.
Para muitos, loja virtual e e-commerce são a mesma coisa. Mas não são. Cada um tem funcionalidades e recursos específicos e podem ser melhor aplicados em situações diversas. A DCM Technology elaborou este conteúdo com as principais distinções entre loja virtual e e-commerce para que você saiba qual deles é o melhor para o seu negócio. Leia com atenção!

O que é uma loja virtual?

Loja virtual é o nome dado a uma versão digital de uma loja física. Simples assim. Ou seja, trata-se de um site, por meio do qual os clientes podem visualizar produtos e comprá-los de maneira autônoma, sem a necessidade de um suporte humano direto.
Na loja virtual, o empreendedor tende a trabalhar com afinco, principalmente, na apresentação dos produtos e na facilitação das transações. Tais estratégias compreendem o catálogo de produtos (fotos, descrições, preços), carrinho de compras (e o sistema de pagamento), gestão de estoque e atendimento ao cliente (chat ou e-mail).
As lojas virtuais são ótimas opções para pequenos negócios ou demais empresas que precisam vender produtos online com rapidez. Além disso, essa opção é efetiva, pois oferece um investimento relativamente baixo.

Quais as características de um e-commerce?

Por sua vez, o e-commerce tem uma amplitude maior, compreendendo todas as transações comerciais realizadas na Internet. Por exemplo, as próprias lojas virtuais, as plataformas de marketplaces, os aplicativos de vendas, os sistemas de assinatura e outros. Ou seja, é um mais robusto, com funcionalidades mais inovadoras e completas.
Entre elas, temos: integração com ERPs (sistema de gestão empresarial), automação de marketing digital (campanhas estratégicas) e análise de dados (relatório de performance). Também, a personalização da experiência de compra (IA) e a gestão omnichannel (integração dos canais de vendas).
Podemos concluir, então, que a principal diferença entre as lojas virtuais e o e-commerce é a autonomia do primeiro e a possibilidade de integração do segundo.

Como escolher entre e-commerce e loja virtual?

Com relação à escolha de uma das duas opções para o seu negócio, a DCM Technology alerta que ela depende de alguns fatores. É preciso avaliar o tamanho da empresa e o seu orçamento anual. Além disso, vale ponderar ainda os objetivos da gestão para o crescimento do negócio e o perfil do público-alvo. As diretrizes a seguir são valiosas:

1. Loja virtual
Se o seu negócio acabou de nascer e o catálogo de produtos não é tão extenso, a loja virtual pode ser a melhor opção. Além disso, se você precisa vender de maneira rápida um estoque considerável, aqui é o seu lugar também. A loja virtual é uma excelente opção para quem precisa validar o próprio modelo de negócio sem investir valores altos.

2. E-commerce
Agora, se a sua empresa já tem um bom alicerce e está em fase de expansão, vale a pena investir no e-commerce e suas ferramentas estratégicas. Ele é ideal para aumentar o alcance do negócio, automatizar processos e explorar canais diferenciados de vendas, por exemplo. Neste caso, vale investir em uma plataforma e em experiências mais completas e personalizadas aos clientes. Quanto melhor for a eficiência operacional, melhor será a experiência de compra dos clientes.

A DCM Technology pode ajudar

Aqui na DCM Technology desenvolvemos soluções capazes de transformar positivamente a presença digital do seu negócio. Temos know-how para oferecer soluções de criação tanto da sua loja virtual quanto da implementação em plataformas de e-commerce. Nossa equipe está à disposição para contribuir com o sucesso do seu negócio com tecnologia, suporte e personalização. Fale conosco e potencialize as suas vendas!

Por: Denis Casarotto - 22/01/2025 00:28