BLOG

Veja nossas últimas notícias

Como os sistemas da DCM podem contribuir para o compliance da sua empresa?

Como os sistemas da DCM podem contribuir para o compliance da sua empresa?

A automação contribui para que as normas e diretrizes do compliance sejam respeitadas

Hoje, o compliance é uma prioridade para fortalecer a cultura organizacional das empresas, independentemente do porte e/ou segmento de atuação. Ele também é um aspecto fundamental na decisão de compra. Muitas empresas só aceitam fornecedores que possuem políticas consolidadas de compliance. Isso significa estar conformidade com leis, normas e políticas internas, de modo a garantir operações éticas e responsáveis.

Uma das maneiras de estar de acordo com as exigências do compliance é ter sistemas que ofereçam suporte a essas questões. Os sistemas desenvolvidos pela DCM Technology tendem a contribuir com as práticas do compliance da sua empresa, principalmente, com o digital. Afinal, o compliance digital sugere maneiras efetivas para o gerenciamento de dados e informações.

O que é compliance?

O nome vem do verbo inglês "to comply" e a tradução é "estar de acordo". Compliance é um conjunto de métricas e práticas, cujo objetivo é nivelar as empresas aos parâmetros das leis, regras e normas condizentes com suas atividades (leis federais e políticas corporativas). Como resultado, elas ganham visibilidade, credibilidade no mercado, otimização operacional, eficiência, integração e competitividade. 
No entanto, não basta cumprir com obrigações legais em relação a processos e documentos para a formalização do negócio. É preciso também traçar metas com relação às finanças, saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores, e preservação dos dados. Ou seja, trata-se do estabelecimento da cultura organizacional, por meio de regras, regulamentos e práticas, com foco num crescimento sustentável, governança eficaz e transparência operacional.
Além do compliance digital, temos outros seis: jurídico, empresarial (políticas internas), fiscal, tributário, ambiental e trabalhista.

LGPD

O compliance é também um aliado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que protege o processo de coleta, armazenamento, processamento e compartilhamento de dados. Isso porque a lei incentiva as empresas a desenvolverem um compliance para a segurança da informação. Aliás, o não cumprimento da LGPD pode causar sanções administrativas, multas e até mesmo o fechamento do negócio. Você pode conferir algumas diretrizes a esse respeito aqui.

Como a DCM Technology contribui com o compliance da sua empresa?

Com relação ao compliance, é primordial que a sua empresa tenha um sistema de gestão eficiente para operar com segurança e normalidade. A DCM desenvolve ferramentas capazes de fortalecer a organização, com foco nas regras internas e leis federais, como sistemas diversos. A seguir, você confere alguns pontos importantes sobre isso.

1. Gestão de documentos

Um dos principais parâmetros do compliance é ter uma documentação adequada para todos os processos e operações. Os sistemas desenvolvidos pela DCM Technology oferecem uma plataforma centralizada para a gestão dos documentos. (saiba mais)
É possível, então, que a sua empresa armazene, organize e acesse com facilidade qualquer informação – seja numa emergência ou não, e independentemente da sensibilidade da documentação. Com documentos sempre à disposição e em conformidade, auditorias internas e externas são privilegiadas e, as normas regulatórias, cumpridas com sucesso.

2. Automação

A automação tende a garantir que as normas e diretrizes do compliance sejam respeitadas de maneira consistente. Nossos sistemas ajudam a criar fluxos de trabalho automatizados, de modo a manter a padronização dos processos e a reduzir erros. O objetivo é aumentar cada vez mais a eficiência da organização de um modo geral.
Como exemplo, podemos citar os processos de aprovação e controle, os quais podem ser configurados para seguir etapas específicas. Assim, garantem um operacional mais alinhado às políticas internas e até mesmo com as regulamentações legais.

3. Acesso e segurança

Conforme citamos anteriormente, a LGDP ganha cada vez mais importância. Não à toa, os sistemas da DCM Technology são desenvolvidos com ferramentas avançadas de controle de acesso para garantir que somente usuários autorizados possam visualizar ou editar qualquer documento. Tal controle é fundamental para conferir segurança e confidencialidade – requisito indispensável no compliance.

4. Auditorias

A DCM Technology tem soluções capazes de monitorar e registrar as atividades realizadas na sua empresa, contribuindo com os processos de auditoria. Ou seja, é possível identificar qualquer alteração em documentos ou fluxos de trabalho, proporcionando transparência e integridade.

5. Conformidade

Já falamos aqui que o compliance visa o cumprimento de regras e regulamentações, correto? Pode ser, inclusive, que na sua empresa haja diferentes requisitos de compliance, como os códigos de conduta internos, canais de denúncia e treinamentos para as equipes, por exemplo. Por isso, os sistemas da DCM Technology são personalizados para atender às respectivas exigências, de modo a garantir conformidade e adaptações necessárias a alguma mudança regulatória, se for preciso.

6. Relatórios

Mais um ponto importante com relação aos sistemas da DCM Technology e como eles podem contribuir com o compliance da sua empresa. Eles podem oferecer a geração de relatórios detalhados para que as organizações possam monitorar e avaliar o cumprimento das regras ao longo do tempo.
Esses documentos oferecem insights importantes que podem auxiliar até mesmo na identificação dos departamentos que mais precisam de melhorias e aqueles que estão seguindo corretamente. Ou seja, é possível ter uma gestão ainda mais proativa e preventiva. E o compliance agradece.
Gostou deste conteúdo? Fale conosco e conheça as soluções DCM Technology para gerar inúmeras vantagens à sua empresa, por meio de um compliance de alto padrão.

Por: Denis Casarotto - 21/12/2024 10:57