A prática comum é considerada segura, exigindo apenas alguns cuidados
As tecnologias digitais têm avançado a níveis recordes. Neste cenário temos a famigerada nuvem, que se tornou uma ferramenta fundamental para empresas do mais variados setores e pessoas armazenarem seus dados, mantendo-os em plena acessibilidade. Em outras palavras, a nuvem é uma tecnologia que oferece acesso a serviços, arquivos e recursos em ambientes virtuais, de maneira remota.
Porém, 10 entre 10 usuários fazem sempre a mesma pergunta: é seguro deixar os dados neste ambiente virtual? A DCM Technology responde: sim, basta tomar certas precauções. Continue a leitura e entenda o porquê.
A segurança na nuvem
As principais e mais conhecidas plataformas de armazenamento em nuvem investem bilhões de dólares em tecnologias de segurança para garantir a proteção dos documentos e dados armazenados. Por isso, tais ambientes contam com criptografia de ponta a ponta, firewalls avançados e equipes dedicadas à proteção contra ameaças cibernéticas.
Podemos dizer também que a maioria dos provedores de nuvem dispõe de backups automáticos, proteção contra desastres e atualizações constantes para a proteção de todas as informações depositadas pelos usuários. O objetivo é sempre o mesmo, evitar ataques hackers e qualquer tipo de violação.
A nuvem no mundo corporativo
Segundo uma pesquisa realizada pela Gartner, até 2025, 85% das empresas estarão usando serviços de computação em nuvem. Isso inclui serviços públicos, privados ou híbridos. E o que isso quer dizer? Significa que a maioria das empresas confia na nuvem como uma solução segura e efetiva para o armazenamento e acesso dos seus dados e informações confidenciais. E isso transforma o jeito de fazer negócios, conforme a própria pesquisa.
Já um outro levantamento, feito pela IDG Cloud Computing Survey, mostra que 92% das companhias globais já apresentam parte da sua infraestrutura na nuvem. Os números aqui apresentados, além de destacarem a confiança das corporações na tecnologia da nuvem, ressaltam a tendência crescente de migração para esse tipo de armazenamento digital.
Motivos para confiar na nuvem
O primeiro motivo para você confiar em deixar seus dados na nuvem é a escalabilidade. O segundo é a redundância. Isso porque a ferramenta permite que os dados sejam distribuídos por diferentes servidores e em diversas localizações. Assim, garante redundância e proteção contra falhas ou desastres num mesmo local.
Outro ponto importante é que a nuvem tem acesso controlado. Ou seja, você pode definir quem acessa seus dados e de que maneira (nível). É possível adicionar camadas extras de segurança, entre as quais autenticação multifator (MFA) e controle de permissões. A nuvem é também viável porque permite um monitoramento contínuo, uma vez que grande parte dos provedores controlam de maneira contínua a integridade dos dados, bem como dos sistemas. Desse modo, é possível identificar e corrigir as vulnerabilidades da plataforma rapidamente.
Cuidados para um bom uso da nuvem
Embora a nuvem tenha a segurança como um dos seus pilares, é essencial que empresas e pessoas tenham alguns cuidados para o uso dessa ferramenta. Confira a seguir!
1. Usuários bem-informados
É preciso que os usuários da rede (funcionários da empresa ou parceiros de trabalho) conheçam as boas práticas de segurança. O uso de senhas fortes e autenticação de dois fatores estão entre as principais medidas.
2. Provedores confiáveis
É primordial optar por provedores de nuvem que apresentem certificações de segurança e que sigam os principais regulamentos. Entre eles, o GDPR e a LGPD.
3. Monitoramento interno
Além das ferramentas fornecidas pelo provedor da nuvem, é mais do que recomendável que as empresas, por exemplo, implementem soluções de monitoramento e produtividade. A propósito você pode conferir algumas opções na página de serviços da DCM Technology. Acesse e fale conosco.
A nuvem é segura?
Sim. Confiar na computação em nuvem para o armazenamento e acesso de dados é uma prática comum e considerada segura. No entanto, é preciso utilizar a ferramenta com responsabilidade e da maneira correta. Com os avanços da segurança digital, a nuvem se mostra cada vez mais efetiva e confiável. É fundamental escolher bons provedores, contar com empresas de softwares respeitáveis e seguir todas as práticas de segurança para a integridade dos dados.
Por: Denis Casarotto - 30/09/2024 08:06