BLOG

Veja nossas últimas notícias

Como funciona uma fábrica de software?

Como funciona uma fábrica de software?

Nenhum software começa a ser construído antes de uma etapa fundamental: o levantamento de requisitos

A palavra "fábrica" nos leva diretamente à ideia de um local onde se transformam matérias-primas em produtos físicos. Mas, quando surge a expressão "fábrica de software", não temos local nem mesmo produto físicos. Então, surge a questão: como funciona uma fábrica de software?
É isto que este artigo explica. Denis Casarotto, CEO da DCM Technology, contribui com a sua visão sobre o conceito em si, os processos envolvidos e alguns casos curiosos já realizados por sua equipe. A DCM Technology é especialista em transformar necessidades em soluções digitais sob medida. Mas, o senso comum entende que fábricas dão origem a produtos em larga escala. Como unir esses conceitos? A DCM Technology esclarece.

Podemos chamar de fábrica de software?
A empresa onde os programas são produzidos é, sim, chamada de fábrica de softwares. Segundo Denis, o conceito foi adotado para transmitir organização, previsibilidade e eficiência. Estas são as mesmas características de uma linha de produção bem estruturada, o que explica o termo.
"Mesmo que cada sistema desenvolvido seja único, conseguimos aplicar processos, frameworks e até reutilizar componentes que agilizam o desenvolvimento, como numa linha de montagem sob medida", explica. A DCM Technology, por ser uma fábrica de software, desenvolveu metodologias, ferramentas específicas e controle de qualidade em todas as etapas da produção.

Como tudo começa?
Ainda conforme o CEO, nenhum software começa a ser construído antes de uma etapa fundamental: o levantamento de requisitos. Ele diz que essa é a primeira parte do trabalho. “Precisamos conversar com as pessoas responsáveis de cada área da empresa para entender as necessidades reais."
É nesse momento que a equipe da DCM mergulha no universo do cliente. Uma lista de aspectos é observada: 
- Rotinas;
- Fluxos de trabalho;
- Pontos de dor;
- Oportunidades de automação. 
"O objetivo desse começo é compreender o que o sistema precisa atender, quais informações devem ser registradas e como o usuário irá interagir com ele".

Quem são os "operários" da fábrica de software?
Para se ter uma ideia, na DCM, os projetos contam com uma equipe especializada que tende a variar conforme a complexidade do respectivo sistema. Em geral, o time compreende:
1. Desenvolvedores
Profissionais responsáveis pela programação do sistema e pela modelagem do banco de dados.
2. Designers UX/UI
Especialistas que atuam na criação de interfaces intuitivas, principalmente quando o cliente deseja uma experiência visual mais personalizada.
A combinação de ambos garante que o software seja, além de funcional, agradável e fácil de usar. É fundamental que os programas sejam adaptados ao cotidiano dos usuários.

Foco no usuário
O usuário é o cliente, certo? Ele tem grande importância para a fábrica de software. Inclusive, um dos diferenciais da DCM é o foco total nas necessidades do público. Denis reforça que a sua equipe busca constantemente entender como as pessoas trabalham, o que elas precisam registrar e como utilizam os sistemas e suas ferramentas atualmente. A partir de então, é possível fabricar soluções efetivas para a otimização de tarefas e a melhora na produtividade.

Software sob medida é a melhor opção?
O que pode ser melhor, comprar um software sob medida ou optar pela solução já pronta? Essa dúvida é muito comum nas empresas que buscam por tecnologia e preço acessível. Porém, Denis afirma que diversas situações atestam que um software personalizado é a melhor escolha. As razões são diversas:
1. O sistema existente pode não atender 100% das necessidades de uma empresa;
2. Essa mesma organização pode crescer o seu sistema ficar obsoleto;
3. Um software pronto não consegue oferecer ainda mais controle e segurança sobre dados, caso a empresa precisar;
4. Soluções prontas nem sempre permitem ajustes, integrações ou escalabilidade conforme o cliente evolui.

Projetos detalhados e personalizados? Temos!
Embora 90% dos projetos da DCM sejam voltados para sistemas ERP (como financeiro, estoque, emissão de notas e controle administrativo), a DCM Technology já se deparou com demandas bem específicas. "Teve uma advogada que nos contratou para criar um software personalizado para gerenciar todos os processos jurídicos dos clientes dela. Foi um projeto bem diferente, pois envolvia campos únicos, prazos processuais, organização por tipo de ação, entre outros detalhes que um sistema genérico não oferece”, exemplifica Denis.
Este é apenas um exemplo de como a DCM Technology consegue adaptar suas soluções às mais diversas áreas e necessidades de negócio. Contamos aqui para que você saiba que, como uma fábrica de software, ela não entrega apenas código. Entrega soluções pensadas para cada cliente, com estrutura, método e compromisso com a qualidade.
Se a sua empresa precisa de um sistema que se adapte aos seus processos (e não o contrário), talvez seja hora de conhecer mais de perto como podemos transformar ideias em resultados. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos desenvolver o sistema que a sua empresa precisa para crescer.

Por: Denis Casarotto - 12/06/2025 11:38