BLOG

Veja nossas últimas notícias

Por que a experiência do usuário é tão importante para o desenvolvimento de um sistema?

Por que a experiência do usuário é tão importante para o desenvolvimento de um sistema?

Não adianta focar em técnicas complicadas e difíceis de interagir

Não basta desenvolver um sistema multifuncional, é preciso considerar, em primeiro lugar, a experiência do usuário quanto às ferramentas disponibilizadas. Hoje em dia, existem muitas soluções tecnológicas difíceis de usar, pois as grades são confusas e, provavelmente, não atendem às expectativas do público.
Na DCM Technology, a nossa missão é proporcionar experiências enriquecedoras aos usuários. Conforme chamamos no universo tecnológico, a UX (User Experience ou experiência do usuário, no português) é um dos nossos pilares, uma vez que é o cliente que garante o sucesso de um sistema. Isso, independentemente do tipo – ERP, App, plataforma ou solução personalizada, por exemplo. Segundo o próprio Sebrae, estamos falando de um dos instrumentos mais importantes para otimizar a relação entre consumidores e empresas.

Por que devemos considerar a experiência do usuário sem exceções?

A experiência do usuário vai muito além do visual de uma interface bonita. Ela diz respeito a como o usuário poderá interagir, navegar e se localizar num sistema. Quando a experiência do usuário é considerada boa? Temos alguns fatores que caracterizam essa métrica:
1 - Quando o tempo de treinamento é mais curto e o suporte técnico menos necessário;
2 - Quando as equipes mostram um certo aumento na efetividade das tarefas;
3 - Diante de uma melhora na retenção e engajamento dos clientes;
4 - Na redução dos erros operacionais;
5 - E quando o retorno sobre o investimento (ROI) aumenta significativamente.

Ou seja, quando o desenvolvimento de um sistema é bem planejado e considera a experiência do usuário, traz resultados além do esperado e que são, de fato, reais para toda empresa, independentemente do seu porte e atuação no mercado.
Por isso, muitas vezes, é tão importante fazer o desenvolvimento de sistema de maneira personalizada, para levar em conta a experiência do usuário dentro de um contexto específico.

Onde estão os erros mais comuns?

Na DCM costumamos dizer aos clientes que estão com problemas e dificuldade em lidar com seus antigos sistemas que o erro mais comum no desenvolvimento de sistema está nos requisitos técnicos. Vamos explicar! 
Não adianta projetar um sistema com foco apenas na tecnologia e na técnica das ferramentas constantes. É fundamental considerar o comportamento de quem utilizará as interfaces disponíveis. Caso contrário, o cliente poderá sofrer com informações confusas, fluxos de navegação pouco intuitivos, baixa adesão ao sistema, frustração dos colaboradores ou até mesmo dos clientes pela pouca entrega.
Por aqui, acreditamos que todo e qualquer desenvolvimento de sistema só pode ser considerado um sucesso quando ele une tecnologia robusta, performance ilimitada e uma trajetória de uso intuitiva. Acima de tudo, a experiência do usuário deve ser agradável, efetiva e produtiva. Sempre!

Como atuamos neste cenário?
Na DCM, aplicamos princípios importantes de UX em todas as fases do desenvolvimento dos nossos sistemas. E o que isso significa? Para nós e nossos clientes, a verdade é uma só: um sistema deve conferir produtividade e eficácia às operações. Por isso:
1 - Realizamos pesquisas com usuários reais (principalmente nossos clientes), de modo a compreender suas dores e expectativas;
2 - Fazemos testes de usabilidade antes do desenvolvimento final;
3 - Idealizamos sistemas com interfaces simples, funcionais e agradáveis de utilizar;
4 - Cada solução nossa é pensada para ser, além de eficiente, intuitiva, acessível e escalável.
Tudo isso em qualquer tipo de projeto – seja em um sistema personalizado, integrações complexas, aplicativos ou soluções em nuvem. A experiência do usuário é o centro do nosso desenvolvimento. Ela é o foco da estratégia.
Fale conosco e conheça os nossos sistemas que são centrados em pessoas. A tecnologia somente faz sentido quando ela facilita vidas e processos. Estamos à disposição!



Por: Denis Casarotto - 11/04/2025 09:40